sexta-feira, 29 de junho de 2012

Crepe Doce

Update mega-atrasado: sabe como é, né? Primeiro post, não tinha como sair 100% certo! Essa é a minha receita de panqueca doce e não crepe! A massa é super parecida, mas se tá enroladinha, é panqueca!
 Essa receita já fiz algumas vezes e sempre dá certo! Aliás, deu certo desde a primeira vez que fiz... É super simples e fácil de fazer: crepe doce! Encontrei a receita no livro da Dona Benta. Lá tinha uma receita específica para crepe doce e outra diferente para o crepe salgado. Testei as duas receitas e a do crepe salgado eu achei horrível! Grudou na frigideira, ficou grossa, um pavor! Aí acabei adaptando a receita do crepe doce e uso a mesma massa quando quero fazer crepe doce ou salgado. Vamos lá!

Massa:
- 1 xícara de leite
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 2 ovos
- 100g de manteiga derretida (eu uso margarina mesmo, porque aqui nos EUA não achei uma manteiga boa. Alguns tabletes tem marcação de medida, outros não. Normalmente eu coloco 2 ½ colheres de sopa)
- 1 pitada de sal (coloco 1 colher de café)

 Para ficar tudo bem direitinho, eu gosto de usar aqueles medidores de cozinha: um para quantidade de xícaras, outro para colheres e um copinho que tem a equivalência em "xícaras/colher/mL". Os meus são bem simples, paguei baratinho e são uma mão na roda:

 Você pode misturar tudo no liquidificador ou na batedeira, ou então bater na mão. Eu prefiro bater na mão porque gosto de ver a consistência. Normalmente no liquidificador a massa fica mais líquida, mas dá certo também. Caso você bata na mão, misture primeiro o leite com os ovos e depois acrescente a manteiga. Não se esqueça que a manteiga tem que estar derretida! Depois misture o sal e a farinha, de pouquinho em poquinho para não "empelotar". Eu coloco metade da farinha e depois vou acrescentando aos poucos o resto. A massa deve ficar bem homogênea e lisinha. Depois de bater a massa, deixe-a descansando por 30 minutos. A minha massa fica com a seguinte aparência:

 Depois de deixar a massa descansar, chegou a hora de passá-la na frigideira. Eu uso a frigideira antiaderente pequena, acho que é de 16 cm de diâmetro. O tamando dela é o mesmo de um prato de sobremesa:

 Para a primeira panqueca, eu passo um pouquinho de manteiga na frigideira e espalho com um guardanapo de papel mesmo... Só faço isso na primeira "passada" de massa. 
 Como eu gosto da massa beeeem fininha, eu não uso uma concha para derramar a massa na frigideira. Uso um dos medidores de xícara que tenho e vou ajustando o quanto pôr de massa no olhometro mesmo! Bom, essa parte parece difícil mas não é:
- deixe a frigideira ficar quente;
- despeje a quantidade de massa desejada no centro da frigideira e dê "voltinhas" nela até que a massa cubra todo o fundo da frigideira;
- eu deixo uns 2 minutos cozinhando de um lado e 2 minutos do outro (vire a massa com a ajuda de uma espátula).
 PRONTO! A massa da sua panqueca está pronta! Agora é só rechear da maneira que quiser! Como amanhã iremos viajar e eu e meu marido gostamos de comer "quitutes" no meio do caminho, resolvi fazer panquecas de maçã e chocolate para nós. Então aqui vai uma sugestão de recheio:

 Normalmente eu uso gotas de chocolate para rechear a panqueca, mas na falta delas, resolvi usar a velha barra de chocolate! Uma "ao leite" e outra estilo "meio amargo". A maçã eu usei uma Gala mesmo...

 PARA PREPARAR A MAÇÃ:
 Antes de rechear a panqueca, você vai ter que cozinha a maçã:
- descasque a maçã e a corte em fatias/tiras finas. Se quiser, pode usar aquela parte do ralador para cortar tiras de batatas (eu corto na mão mesmo):
- coloque as maçãs em uma panela pequena com água (até cobrir completamente as maçãs e mais um pouquinho), adicionando 2 ½ colheres de sopa de açúcar;
- deixe ferver e quando a maçã estiver bem mole, retire-as do fogo (eu deixo uns 15/20 minutos): 

Agora é só rechear!
Coloque o recheio no meio da panqueca
 Fiz panquecas de maçã com canela, maçã com chocolate e só chocolate.

 Depois de enroladinhas, coloque-as em uma forma ou assadeira e leve-as ao forno a 160C (meu computador não tem o símbolo de graus!!!). Deixe-as no forno por aproximadamente 20 minutos.

 Essa deu certo!


3 comentários:

  1. Bem convidativa a fazermos. Sua explicação PASSO A PASSO está perfeita....Vou copiar a receita(mas, acabei de ganhar um livro novinho da D. Benta) e vou testar....Hummmmm Adoro panquecas doces mais que as salgadas.....Obrigada,Mel.

    ResponderExcluir
  2. Nooooossa, que delicia! Vou fazer! :)
    Vc assou a 160ºC, mas como meu forno eh em F,converti e deu 320ºF. Eh isso mesmo, neh?
    Desculpinha pela pergunta boba, mas eu tb sou primeirissima-viagem, hehehe.
    Bjinhos e parabens pelo blog!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Sou tão marinheira de primeira viagem que até erro o nomes das coisas! Já viu isso?!
      O meu forno tbm é *F e asso sempre em 320 por uns 20 minutos porque eu gosto que a panquecas fiquem mais sequinhas. Mas aí vai do gosto de cada um, tem gente que prefere mais crocante, mais mole...
      Eu recomendo! Foi uma das primeiras coisas que fiz na cozinha, sempre deu certo e sempre agrada! E dá pra inventar recheios!
      Um bjo e obrigada pela visita! Volte sempre! Legal encontrar gente na mesma situação que eu!!

      Excluir