segunda-feira, 9 de julho de 2012

Fofinho de Espinafre

 Essa receita vai para a minha querida amiga Carol (ou Manfra, para os íntimos!). Manfrinha é vegetariana, então resolvi fazer esse "fofinho" para ela copiar e parar de comer pizza!!! Essa receita é da minha mãe, por isso leva o nome de fofinho de espinafre. Eu não sou muito chegada em "verdinhos", mas esse fofinho eu devoro!
Olha a minha "colinha" da receita. Viu? Receita de Mami!
 Vamos lá!!

 Preparando o espinafre
 Você vai precisar de:
- espinafre;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 2 dentes de alho raladinho ou bem picadinho
 Eu uso aqueles espinafres que já vem no saquinho ou na embalagem plástica mesmo. Eles tem sempre mais ou menos o mesmo peso. O que eu usei hoje tinha 145g.
 Coloque todo o espinafre em uma panela cheia de água e leve ao fogo. É pra "afundar" o espinafre na água mesmo!
 Quando perceber que o espinafre está molinho, retire do fogo. Dá pra perceber que ele fica murchinho:
 Escorra todo o espinafre e lava com água corrente gelada.
 Tem que lavar com água gelada senão você vai queimar a sua mão!! Depois que o espinafre não estiver mais quente, esprema bem para tirar toda a água - parece que o espinafre diminui horrores de quantidade, mas é normal! Olha só o tamanho que fica:
 Pique o espinafre beeeem picadinho.

  Em uma panela, coloque o azeite para esquentar e adicione o alho. Quando o alho estiver dourado (não queimado), coloque o espinafre e misture com o alho. Deixe dar uma fritadinha e retire do fogo. Reserve.


 Preparando a massa
 Você vai precisar de:
- 1 ovo batido
- 1/4 de xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de café de sal
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- queijo ralado (opcional)

 Em uma tigela, misture o ovo, o óleo, leite e o sal.
  Em seguida, adicione a farinha de trigo - de pouquinho em pouquinho - até dar um ponto cremoso, que minha mãe chama de "ponto de cola"
 Coloque todo o espinafre e misture bem. Se for colocar o queijo, pode colocar junto também.
 Fica com essa aparência feia mesmo!
 Unte e enfarinhe uma forma e despeje a massa. Eu usei uma forma redonda que é quase do tamanho de um prato grande.

 Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180C.
 Ficou assim:
 Ficou uma belezinha e uma delícia, mas acho que poderia ter usado uma forma menor para ele ficar mais alto. Na próxima, gente! Com quem está começando é assim mesmo... Sempre testando!




2 comentários: