segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Suflê de espinafre com batata e queijo branco

 Oiiii gente! Falei que ia voltar! Estava morrendo de saudades de me aventurar na cozinha, então agora reservei um tempo dos meus dias para cozinhar!
 Ontem fui ao supermercado e me deu uma vontade enorme de comprar espinafre. Não sou muito chegada nos verdes, mas agora que os anos estão passado (= ficando velha), estou tentando colocar mais verde no meu prato! Mas de espinafre eu sempre gostei!
 Voltando... Ontem comprei espinafre e hoje resolvi fazer um sufle, bem no estilo daquele que eu fiz aqui, já que tinha purê sobrando na geladeira. Ai, ficou tão gostoso que eu quero comer suflê todos os dias da minha vida! :)
 Vamos lá!

 Ingredientes:
- 2 batatas cozidas e amassadas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite (e mais um pouquinho, como vocês vão ver)
- 6 ovos separados (separei as gemas e bati as claras em neve)
- 1 colher de café cheia de sal
- queijo branco picado (o quanto você gostar)
- espinafre (preparar como aqui)

 Eu comprei aqueles espinafres embalados. Mesmo ele sendo ótimo, fiquei brava pois você compra um pacote de 170g e grande parte do conteúdo é caule! Caule gigante! O que se faz com o caule do espinafre?
Caules e mais caules:

 Modo de preparo:
 - já acenda o forno! Temperatura média!
 - em uma panela grande, coloque a manteiga para derreter;
 - quando estiver derretida, acrescente o leite, a farinha, o sal e as gemas e misture;
OBSERVAÇÃO: é claro que algo tinha que azedar, né?! Nessa hora a minha mistura deu uma bela empelotada! 
 A solução foi tirar do fogo e acrescentar um tiquinho mais de leite!
 - misture até ficar um caldo mais grosso;
 - retire a panela do fogo e acrescente o espinafre e o purê (eu já tinha misturado os dois juntos);
 - misture bem;
 - acrescente o queijo branco (eu coloquei duas belas fatias picadas);
 - depois de misturar bem, acrescente vagarosamente e com cuidado, as claras em neve;
 - quando estiver tudo misturadinho, é só transferir para um refratário (eu esqueci de untar!);
 - leve ao forno em temperatura média e deixe assando até que o suflê fique dourado. O meu ficou uns 40 minutos.

 Voilá! Agora é só comer!
 Hummmmmmm! Muito bom!
 Mas deu pra perceber que não mudou muita coisa, né?! Minhas fotos continuam péssimas! Mas o que vale é a receita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário